Real importância de um escritório de contabilidade

Real importância de um escritório de contabilidade

Entrar no mercado com um novo negócio requer mais do que a vontade própria do empreendedor. É necessário definir objetivos, buscar ideias, ficar atento às oportunidades, procurar novos conhecimentos entre outros itens de uma lista enorme, por isso, ter um escritório contábil para a gestão da empresa faz toda a diferença.

Os profissionais na área de contabilidade são acionados muitas vezes quando a empresa passa por um momento delicado, pois é comum que empreendedores dispensem o auxílio de consultores. Muitas vezes a intenção é conter custos, porém pode ser uma decisão que traz ainda mais trabalho para o empresário.

O emprego de contador ainda é visto por muitos como apenas um funcionário prestador de serviço, como um tecnicista. Porém, essa imagem precisa ser apagada tendo em vista que a contabilidade é uma das mais importantes áreas de influência na visão estrategista das empresas. Ela vai muito além de cuidar dos impostos a pagar, é o início da jornada empresarial de sucesso e a busca por melhores resultados.

A área administrativa é fundamental para a empresa e o contador tem um papel único nas funções de abrir e fechar negócios e durante o tramite de operação.

Abrir negócio: Abrir uma empresa exige detalhes que não podem passar despercebidos ao empreendedor. O profissional precisa definir a participação dos sócios, capital social, planejamento, tipo de tributação a ser aplicado, dentre outros fatores analisados dentro do negócio.

Tramite de operação: O contador deve ter informações sobre formatos jurídicos, contratos, definições, planejamento, dar suporte sobre modificações na legislação brasileira, exercer os balanços mensais e dos períodos maiores, verificar contas a pagar, orçamentos e fluxos de caixa. As funções citadas são extremamente importantes para o especialista, assim o empreendedor pode otimizar seu tempo.

Fechar negócio: O profissional de contabilidade deve estar a par até o fim das atividades da empresa no processo de fechamento. Verificar se ela está de acordo com a legislação, avaliar o acerto de contas, fazer levantamento de recebíveis, acompanhar inventário, entre outras questões financeiras e jurídicas.

A especialização do profissional de contabilidade é um diferencial, pois considera atender a necessidade específica de cada empresa. Um bom contador possui propriedade sobre o assunto e verifica as melhores práticas para desenvoltura da pequena, média ou grande empresa. A profissão é um dos pilares da administração, é capaz de dar segurança e melhor estrutura para a empresa a curto e longo prazo.

Logo, o contador é fundamental dentro de um planejamento estratégico. Porque carrega determinações como viabilidade de recursos, sustentabilidade de projetos e a função de definir quais as consequências e resultados vão ser determinantes para o empreendedor. Dentro disso, o empresário terá as informações necessárias para decidir, traçar posicionamento no mercado e viabilizar o negócio.

A terceirização contábil é um bom caminho para atender essas expectativas. A relação do profissional contábil com a empresa é extremamente importante, pois coloca a instituição em posição de destaque e é um diferencial perante os concorrentes. É a função que, de certo modo, trará benefícios, notoriedade, ênfase e melhorias ao negócio.

 

Fonte:

http://www.administradores.com.br/

https://blog.contaazul.com/

http://exame.abril.com.br