SAIBA COMO CRESCER COM O CUSTO TRIBUTÁRIO BRASILEIRO

SAIBA COMO CRESCER COM O CUSTO TRIBUTÁRIO BRASILEIRO

Não é incomum ouvir dizer que o Brasil é o “país dos impostos”, possuindo a maior carga tributária da América Latina e uma das maiores do mundo. Em 2017, arrecadou R$ 2 trilhões em tributos, conforme o IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, mas infelizmente não sentimos efetivamente o retorno desse valor em bons serviços públicos.

O Brasil possui aproximadamente 90 tributos entre impostos, contribuições, taxas federais, estaduais e municipais.

Além da alta carga de impostos temos também uma legislação tributária complexa. Revestida de normas, regras e guias, a burocracia advinda do nosso sistema tributário inibe o crescimento econômico, a competitividade do País e afugenta investimento externo.

Uma alta carga tributária requer do empresário uma boa organização e boas práticas, para que possa ser possível atender todas as exigências fiscais. Um dos mecanismos utilizados e a elaboração de um planejamento tributário ‘lícito’, ou elisão fiscal, na qual a empresa reúne todos os elementos necessários para recolher a menor carga tributária.

A elisão fiscal ou planejamento tributário, no entanto, é uma operação legalizada, que pode gerar excelentes resultados e contribuir para a saúde financeira do negócio.

Nesse sentido, é fundamental contar com o auxílio de um profissional que entenda da legislação tributária e que possa orientá-lo da melhor maneira, promovendo economia e menos problemas na hora de atender às exigências do Fisco.

Reinaldo Feitosa
Sócio Diretor da SLT Consult.