Carga tributária no Brasil: como é possível domar os impostos utilizando os 5’R

A carga tributária no Brasil é muito pesada e complexa para às empresas, e mais de 30% da receita de uma empresa é direcionada para o pagamento de tributos, sendo de suma importância um olhar todo especial do empresário sobre o comportamento da carga tributária dentro do planejamento estratégico.

A carga tributária é uma das despesas que mais consomem grande parte da receita das empresas.  Por essa razão, a gestão tributária assume um papel de extrema importância na estratégia e finanças das empresas, pois os tributos, na maioria dos casos, são mais representativos do que os custos das empresas. Esta é a razão pela qual a gestão de tributário se mostra tão importante.

Diante disso, a importância de o empresário estar atento as mudanças que ocorrem cada vez mais rápidas atualmente e como uma contabilidade também atenta à essas mudanças têm grande importância neste processo para tomadas de decisões assertivas que garantirão segurança, economia e competitividade.

Para atender esse novo cenário, o varejista precisa se adequar aos novos desafios que abrangem desde implantações de novas tecnologias, modelos de negócios inovadores até mudanças na cultura empresarial. Exigindo que os novos varejistas tenham uma visão sistêmica, assim, tomando decisões de forma mais estratégica e assertiva, onde os impostos façam parte do planejamento estratégico da empresa dentro de uma área de Gestão de Tributos.

Portanto, nessa questão, será essencial a implantação dos 5’R:

1- Redefinir

2- Reorganizar

3- Reduzir

4- Recuperar

5- Revisar

Com isso, o empresário estará mais seguro e regular com as exigências fiscais, atendendo todas as normas e leis vigentes. Para isso, em conjunto com a contabilidade, a governança de tributos surge, justamente, com a proposta de domar os impostos e manter controles internos que possibilitem à empresa cumprir todas as normas e obrigações, contribuindo, dessa forma, com o cumprimento das regras e normas impostas pela legislação e certificando-se que esteja tudo em conformidade, através de auditorias periódicas. Além de evitar penalidades, esse procedimento evita o pagamento de tributos a maior, o que também traz prejuízos para a companhia.